<

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Centro de Atenção ao Idoso

 

A população brasileira está envelhecendo, ouvimos com freqüência que o Brasil não é mais um país jovem. Algumas projeções sugerem que no ano de 2025 o Brasil terá 34 milhões de idosos, sendo o 6º país do mundo em número de idosos. No Rio Grande do Sul esse fato torna-se mais evidente, pois se verificam melhores condições sociais, sanitárias, econômicas e culturais, aumentando a expectativa de vida, hoje em torno de 74 anos.

O fato desse rápido aumento da população idosa é preocupante, pois as pessoas não estão preparadas para lidar com esta população. São previsíveis as situações relacionadas a preconceito e marginalização social, pobreza, abandono, doenças, incapacidades e baixa qualidade de vida.

Para tanto, o lar de idoso, se torna de fundamental importância, pois visa oferecer abrigo, proteção e cuidado a este grupo de pessoas.

A principal finalidade do centro de idoso do Hospital São Francisco é a proteção e cuidado à velhice com garantia de seus direitos conforme estatuto do idoso  através do regime de internato ou mesmo casa de passagem para pessoas com mais de 60 anos de idade de ambos os sexos.

A equipe do Centro do Idoso é composta por profissionais de nível superior e médio (enfermeira, psicóloga, Assistente Social, profissional de Educação Física, Terapeuta Ocupacional, Nutricionista, Médico Clínico Geral com Especialização em Gerontologia e Técnicos de Enfermagem). Os serviços de lavanderia, cozinha, limpeza também são realizados pela equipe do Hospital São Francisco.

Esta equipe multiprofissional também é responsável pela elaboração e execução de plano terapêutico, entrevista de acolhimento, orientação aos familiares e os idosos sobre o funcionamento do Centro do Idoso, avaliação do grau de dependência do idoso, realização de atendimento individual e o registro de todos os procedimentos no prontuário que é individualizado, enfatizando o compromisso com sigilo profissional. 

 



ver a listagem completa das dicas
voltar à página inicial

Rua Dr. Orozimbo Sampaio, 370 - Centro. Fone: (55) 3334-1000 / 1294 - Augusto Pestana - RS - CEP 98740-000
Hospital Sao Francisco | Copyright 2010 . Todos os direitos reservados. Z.